NumisVilaReal
A maior loja Portuguesa de notas de 0€!

NOTA INTRODUTÓRIA

Embora a NumisVilaReal seja uma entidade recente, tentamos primar pelo atendimento que prestamos aos nossos clientes pois merecem o melhor de nós.
Neste sentido, tentamos ser sempre inovadores e, assim, em 2019, tivemos a honra de lançar o primeiro catálogo português de Euro Souvenir ainda em papel.
No ano seguinte, repetimos a proeza apesar dos inúmeros obstáculos criados pela produção a que fomos totalmente alheiros.
Em 2021, quisemos ‘voar mais alto’, ou seja, investimos numa loja criada de raiz para a NumisVilaReal e que tem a função de catalogação integrada graças à nossa base de dados com enorme capacidade de armazenamento.

Contudo, não ficamos por aqui! Fomos ainda mais longe e criamos uma APP para iOS e Android que são, modéstia à parte, as mais inovadoras no seu segmento a nível mundial graças ao seu design elegante, robustez e responsividade.
O nosso parceiro neste desenvolvimento, Impulsive Webmasters, é de Viseu e tornou aquilo que era um sonho em realidade em poucos meses. Assim, tudo aquilo que até aqui poderia fazer no catálogo em papel, pode fazer no site ou na app; sabemos que o futuro é digital pois é mais amigo do ambiente, está sempre atualizado, é mais bonito e funcional e, acima de tudo, trata-se um serviço gratuito disponível 24/7.
A NumisVilaReal tem grandes aspirações e muito orgulho que no serviço que prestamos aos colecionadores de notas, moedas e selos.

Nos agradecimentos dos catálogos de 2019 e 2020, deixamos a ‘porta aberta’ a quaisquer considerações que considerassem oportunas para melhorar as edições futuras e, assim, o SEU feedback foi tido em conta.
Assim, espero contribuir para que a SUA coleção seja um motivo de orgulho para si, pois uma organização consciente é, como todos sabemos, fundamental no colecionismo.
Tal como referi no ano passado: ‘Sou, acima de tudo, numismata e notafilista e, assim, decidi criar este catálogo para que todos aqueles que partilham a mesma paixão possam organizar a coleção de Euro Souvenir’.

NumisVilaReal

A ORIGEM

Os Euro Souvenir começaram em França em 2015 e, em 2016, seguiu-se a Alemanha. Entretanto, já foram emitidas por muitos outros países: Suíça, Estados Unidos da América, Austrália, Japão, Emirados Árabes Unidos, etc. O conceito tem sido um enorme sucesso entre colecionadores e turistas que as podem adquirir em variados locais turísticos, em máquinas de venda automáticas dedicadas. Convém enfatizar que as notas são produzidas em papel fiduciário real e com todas as características reais de segurança (aprovadas pelo Banco Central Europeu para as notas em circulação).

Contudo, recuemos um pouco no tempo. Em 1996, o empresário francês Richard Faille (na foto) criou o conceito de medalhas comemorativas que são uma história de enorme sucesso. Convenhamos que poucas pessoas têm uma ideia tão criativa duas vezes seguidas, mas a verdade é que Faille acertou novamente e criou os Euro Souvenir em 2015. Assim, em cooperação com variadíssimos pontos turísticos e associações, já há centenas de notas a nível mundial dedicadas aos mais variados temas, pois a frente da nota é personalizável, de acordo com as regras (ver detalhes técnicos), enquanto que o reverso das mesmas é uniforme.

Não obstante, o reverso já sofreu algumas alterações ao longo do tempo, uma vez que até 2016 os elementos eram exclusivamente franceses. Em 2016, surge a 2ª série com o lançamento da primeira nota alemã e o reverso tornou-se ‘europeu’, apresentando marcos incontornáveis da França (Torre Eiffel), Reino Unido (Big Ben), Itália (Coliseu), Espanha (La Sagrada Família), Bélgica (Manneken Pis) e Alemanha (Porta de Brandemburgo). Em meados de 2017, devido ao Brexit, a 3ª série trouxe-nos uma nova alteração ao reverso e o Big Ben deu lugar à NOSSA Torre de Belém, um dos maiores símbolos de Portugal.

Em 2020 celebra-se o quinto aniversário – parabéns! – e foi decidido no final de 2019, na sede da Oberthur Fiduciaire em Paris, que esta efeméride seria assinalada com ligeiras alterações às notas. Cada emissão desta 4ª série, numa primeira fase a começar em fevereiro, contará com 4000 notas no formato ‘antigo’ e 1000 no novo formato, ou uma proporção de 8000 e 2000 para emissões de 10 000 notas. Este novo design contará com alterações gráficas ao nível das marcas táteis (por exemplo, as estrelas), das imagens latentes, do fio de segurança e das cores no reverso. Para a celebração do seu quinto aniversário e apenas temporariamente, os já referidos 20% de cada emissão contarão, por cima da marca de água, com uma pequena impressão em verniz brilhante onde se lê ANNIVERSARY 2020 (ver detalhes técnicos). Posteriormente, em data a definir, a 3ª série será completamente substituída e 80% dos Euro Souvenir serão emitidos no novo formato e 20% continuarão com a carinhosa referência ANNIVERSARY. Finalmente, no final de 2020, todas as notas passarão a ter a nova apresentação da 4ª série, mas sem o verniz brilhante referente ao aniversário.

DETALHES TÉCNICOS

Os Euro Souvenir são identificados por um código alfabético de 4 letras seguido de um número de 6 dígitos. A primeira letra do código representa o país e a segunda letra, “E”, representa o engravador oficial francês Oberthur Fiduciaire. As duas letras seguintes identificam o promotor da nota. Sempre que possível, as letras de identificação das notas de euro reais são utilizadas. Não obstante, nalguns casos foram usadas duas letras de código para o país, em que a identificação do engravador foi omitida, por exemplo China CN, Estados Unidos da América US e Suíça CH.

Até à data os códigos em uso são: A Índia, AM Arménia, AR Emirados Árabes Unidos (uma edição de 2019), AU Austrália, BG Bulgária, BR Brasil, C Letónia, CA Canadá, CH Suíça, CN China, CU Cuba, CZ República Checa, D Estónia, DN Indonésia, E Eslováquia, EG Egito, F Malta/Emirados Árabes Unidos (uma edição de 2019)/Índia (duas edições de 2019), GB Reino Unido, GO Geórgia, H Eslovénia, HA Haiti, HR Croácia, IQ Iraque, JP Japão, K Suécia, L Finlândia, LT Lituânia, M Portugal, N Áustria, NO Noruega, P Holanda, PL Polónia, PR Perú, Q Rússia, QA Qatar, R Luxemburgo (em 2017), RO Roménia, S Itália/San Marino/Vaticano/Andorra, SA Arábia Saudita, T Irlanda, TU Turquia, U França/Mónaco, US Estados Unidos da América, V Espanha, X Alemanha (a primeira nota austríaca também tinha esta letra), Y Grécia, Z Bélgica e Luxemburgo (em 2018 e 2019).

Cada Euro Souvenir tem do lado esquerdo, junto à bandeira, o ano de emissão e a emissão sequencial por parte do promotor. Assim, 2019-2 indica-nos que a nota foi lançada em 2019 e é o segundo Euro Souvenir por determinada entidade. Nas páginas seguintes irei mostrar-lhe os detalhes técnicos que compõem as notas, pois há uma panóplia de características de segurança incorporadas na sua nota de 0€ que talvez desconheça.

Nota: irá encontrar no catálogo as seguintes abreviaturas:

- RRRR: nota/carteira extremamente rara sendo a emissão igual ou inferior a 12 unidades;
- RRR: nota/carteira muito rara sendo a emissão igual ou inferior a 30 unidades;
- RR: nota/carteira rara sendo a emissão igual ou inferior a 50 unidades;
- R: nota/carteira que, embora a quantidade não seja pequena, é escassa.

As notas com erro são automaticamente consideradas extremamente raras pois o número exato é desconhecido e são assaz difíceis de encontrar.
A base personalizável do Euro Souvenir (dimensões 135 x 74 mm)
Frente
Reverso
Um exemplo francês da nova geração de Euro Souvenirs
Frente
Reverso
O seu Euro Souvenirs "desmontado" (frente)
O seu Euro Souvenirs "desmontado" (reverso)
O seu Euro Souvenir sob uma luz UV
Frente
Reverso
Edição especial ANNIVERSARY
Frente
Frente

ENTREGAS RÁPIDAS

1 dia continente, 3 dias ilhas

PAGAMENTO SEGURO

Transações encriptadas

TRACKING

Acompanhe a sua encomenda

APOIO AO CLIENTE

Suporte dedicado